Quais os fatores críticos de sucesso de Projetos de Transformação Digital?

Em quaisquer ecossistemas digitais é recorrente algumas características tais como:

  • Multiplicidade de integrações entre aplicações (fornecedores e consumidores de produtos e serviços)
  • Necessidade de gestão centralizada e em tempo real dos produtos e serviços oferecidos e consumidos no ecossistema.

Caso estas necessidades não sejam adequadamente endereçadas, os custos, riscos e tempo de implementação, manutenção e evolução do ecossistema se tornam críticos, podendo mesmo inviabilizá-los.

 

Como resolver estes temas e garantir o sucesso dos Projetos de Transformação Digital?

É necessário a utilização de uma Arquitetura que forneça flexibilidade e escalabilidade para as demandas atuais e futuras de produtos e serviços do ecossistema digital em análise. Para isto utilizamos a Open Digital Architecture – ODA criada pelo TM Forum.

Esta arquitetura tem as seguintes características:

  • Suporta as interações entre a empresa e seus ecossistemas, provendo competências para garantir interações digitais seguras e precisas de todos os envolvidos
  • Responde por todas as interações e dados associados com as entidades e atores que estão envolvidos com a empresa
  • Realiza a oferta rentável de bens e serviços, incluindo atividades como, marketing e vendas, portfolio, PLM, gerência de marcas, etc.
  • Realiza a entrega e gerência do ciclo de vida de serviços orientados ao cliente e serviços orientados a recursos
  • Fornece competências para empacotar e consumir dados, desenvolvendo visões para o suporte a decisões ou ações e recomendações baseadas em objetivos.

Os serviços disponibilizados pela ODA são expostos através de APIs que são padronizadas e por isto conhecidas como Open APIs. Finalmente esta arquitetura pode ser implementada em diversos tipos de ambiente tais como nuvem pública ou privada em vários tipos de domínios de serviços.

 

Como otimizar os Projetos de Transformação Digital?

Utilizando a ODA podemos padronizar as soluções de integração entre os diversos atores do ecossistema digital usando as Open APIs que já são o padrão de fato incorporado nos sistemas de vários fornecedores que assinaram um Manifesto do TM Forum. Atualmente já existem mais de 50 APIs especificadas em Java script e nos próximos meses haverão mais de 30 com codificação Java pronta para uso.

Uma lista resumida de algumas das APIs abertas do TM Forum:

  1. Gerência de Cliente;
  2. Gerência de outros envolvidos;
  3. Pedido de Produto, Serviço e Recurso;
  4. Catálogo de produto, serviço e recurso;
  5. Inventário de produto, serviço e recurso;
  6. Gerência de bilhete de defeito;
  7. Gerência de SLA;
  8. Gerência de uso de recurso/serviço;
  9. Ativação e Configuração;
  10. Gerência de Desempenho;
  11. Privacidade;
  12. Habilitação de Envolvidos no Ecossistema;
  13. Acordo entre os Envolvidos;
  14. Qualificação de Serviço;
  15. Gerência de conta de faturamento;
  16. Cotação;
  17. Endereço;
  18. Compromisso

 

Esta solução utiliza também um Catálogo Federado que permite que a empresa tenha uma hierarquia de catálogo tal que seja possível a ela monitorar, controlar e gerenciar todos os serviços oferecidos e consumidos dentro do ecossistema digital.

Alguns dos benefícios de utilização desta abordagem: